Iniciado em 2016 o projeto Experimente! Na prática a reação é sempre positiva, tem como objetivo principal inserir mais atividades práticas no dia a dia escolar com conteúdo científico da área da Química na tentativa de despertar o interesse e auxiliar no aprendizado das ciências. Atualmente, as crianças e jovens atentos às informações globalizadas de toda a ordem e com os diversos recursos tecnológicos disponíveis não mais aceitam a sala de aula como único instrumento para a produção do conhecimento científico.

     A primeira fase, lançada em 18 de outubro de 2016, propõe 12 experimentos químicos, simples, rápidos e criativos que demonstram na prática teorias que pareciam impossíveis de aprender. Voltados para crianças a partir de 7 anos e jovens até 16 anos, os temas podem, facilmente, integrar os materiais didáticos atualmente aplicados no Brasil. De fácil entendimento e com abordagem simples o kit de experiência inclui um Guia Prático, utensílios e reagentes para realizar no mínimo duas vezes a experiência, o que proporciona ao professor ou instrutor flexibilidade para abordar assuntos científicos com diferentes focos e graus de dificuldade, além da autonomia para testar os experimentos antes de apresentar em sala de aula.

     A ciência está no dia a dia e pode estar o ano todo nas salas de aula como parte integrante do currículo escolar ou atividade extra, no laboratório ou em sala de aula, porque agora é hora de experimentar!

Temas da primeira fase

Polimerização – Vamos fazer um polímero conhecido como Amoeba? Agora! Eca e meleca já! Ou prefere uma mão de espuma, aqui você escolhe.

Reações: endotérmicas e exotérmicas – Porque algumas substâncias esquentam ou esfriam quando se misturam? Aconteceu uma reação. Experimente e sinta nas palmas das mãos!

Ácidos e bases – Porque o limão é azedo e a banana escorrega nas mãos? A química explica e você aprende fácil. Testes rápidos para identificar substâncias ácidas e básicas, com líquidos e papéis que mudam de cor.

Reação de dupla-troca – Como pode a água suja da represa sair limpinha pela torneira de casa? Através do tratamento realizado nas Estações de Tratamento. Faça você a reação de dupla-troca e descubra os mistérios!

Solubilidade – Já fez suco natural em casa? Quanto mais fruta mais sabor não é mesmo? Isso é a relação entre soluto e solvente. Experimente, veja e entenda. Faça o líquido virar sólido! É o gelo químico.

Osmose – É o que acontece com as células do nosso corpo o tempo todo. Posso ver sem microscópio? Nesse experimento pode. Acontece também na química! E no final vai ter um jardim químico.

Tensão superficial – Já brincou com bolhas de sabão? Aposto que sim. E gostou? Com certeza adorou. E bolhas de sabão quadradas? Já fez? Não? Então faça também em forma de pirâmide! E outras formas que sua imaginação puder criar.

pH – Na sala de aula quando o professor diz em voz alta seu nome, imediatamente fica alerta não é? E as substâncias químicas? Como podemos saber quem é quem se não respondem ao nosso chamado? Uma das maneiras é através da propriedade chamada pH! Aprenda e faça um arco-íris químico.

Corrente Elétrica – Como substâncias adicionadas na água contribuem para aumentar a condutividade? Descubra estudando soluções eletrolíticas e faça acender o LED!

Chuva Ácida – Um fenômeno atmosférico causado por substâncias químicas presentes no ar. Entenda sua formação e reproduza na sala de aula!

O Gás Carbônico – Tão importante para a natureza é um dos gases presentes em nossa atmosfera. Vamos produzir?Você vai ver um balão inflar e sua mensagem desaparecer misteriosamente. Incrível!

O Oxigênio – Para os seres humanos é vital! Para Química é um elemento muito reativo e também importantíssimo. Aprenda mais sobre ele. É hora de decompor o peróxido de hidrogênio para gerar oxigênio e muita espuma com detergente!

     Todos os experimentos podem ser executados pelo aluno, com o auxílio de um adulto, professor ou instrutor.